Cultura

Torres Novas: “Insuflável” uma metáfora sobre o crescimento do Teatro Virginia

O Insuflável, uma criação de raiz de João de Brito, com dramaturgia de Joana Bértholo e com a co-produção do Teatro Nacional D. Maria II e do Teatro Virgínia, vai subir ao palco da sala torrejana nos próximos dias 3 (sessão escolas) e 4 de maio (sessão para público geral). Baseia-se num questionamento intemporal das várias fases do crescimento, dos 6 aos 12 anos, em que já existe um confronto com a palavra escrita e o início da compreensão de alguns conceitos educacionais de como “estar” neste mundo.

Os deuses da antiguidade clássica insuflavam os humanos com um “sopro da vida”. Insuflar pode dar forma, e pode dar vida. São curiosas, as palavras: «aspiração» significa movimento respiratório que absorve o ar, mas também desejo ou anseio. Será que desejar tem algo a ver com respirar? Podemos insuflar os nossos sonhos como quem enche um balão? E se os largarmos, será que voam? Onde vão parar?

Esta é a história de uma grande aventura, ou melhor, três; uma para cada um dos personagens, interpretados por João Pedro Dantas, Leonor Keil e Manuela Pedroso, que foram parar a um mundo temporário, cuja natureza só vamos desvendar no final da viagem. Nem eles sabem bem o que são e o que estão ali a fazer. Mas vão descobrir que o que os leva ali é de suprema importância. Trata-se da força que comanda a vida, o tal sopro que gera as coisas novas. Ah, outra pergunta: sopramos as velas porque fazemos anos ou fazemos anos porque sopramos as velas?

Os bilhetes têm o custo de 2 euros para escolas e de 3 euros para público geral e podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Virgínia (segunda a sexta das 15h às 18h30). A lotação é limitada a 80 lugares.

Insuflável teve a sua estreia em Março no Devir Capa (Faro) e agora viaja até Teatro Virgínia. Após pisar o palco ribatejano será apresentado no Teatro Nacional D. Maria II (9 a 12 de Maio) e no Festival 5 MUSCARIUM organizado pelo Teatro Mosca (14 de Setembro).

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close