AmbienteRibatejo

Ambiente: Alerta global – a Terra não aguenta mais uso e abuso dos solos

Relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas especificamente sobre o uso do solo foi divulgado esta quinta-feira em Genebra, na Suíça. Os especialistas apresentam um diagnóstico de uma Terra debaixo de uma dupla pressão do homem e das alterações climáticas, previsões e soluções.

A Terra já está sob uma crescente pressão humana e as alterações climáticas estão a aumentar ainda mais essa pressão. Esta pode parecer uma constatação óbvia, mas, desta vez, os especialistas do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas da ONU (IPCC, na sigla inglesa) fornecem uma série de dados, argumentos, previsões e até possíveis soluções para evitar o desastre. Está tudo no relatório sobre Alterações Climáticas e Solo que foi apresentado esta quinta-feira de manhã em Genebra. O importante documento mostra como o insustentável peso do homem na Terra é um problema que só pode ser resolvido pelo homem, com mudanças e adaptações e, sobretudo, com a redução de emissões de gases com efeito de estufa. “Sustentabilidade” ainda é a palavra-chave para um futuro melhor.

Se a superfície da Terra fosse uma pele, estaria seca, enrugada, coberta de cicatrizes, queimaduras e feridas abertas. Sem recurso a qualquer metáfora, sobra a realidade nua e crua: a actividade humana degradou os solos, expandiu os desertos, derrubou florestas, eliminou vida selvagem, entre outros danos. Até agora, o homem fez com que o solo passasse de um meio para combater as alterações climáticas para um agente causador dessa mudança. Os especialistas avisam que estamos a forçar os limites da Terra, o uso do solo há muito tempo que se tornou abuso. Há soluções e quase todas envolvem o conceito de sustentabilidade – a única forma de aliviar o peso do homem e das alterações climáticas no planeta.

Fonte: Jornal “Público”

Mostrar mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close